GEPAC - Grupo de Estudos em Patologias de Animais de Companhia

Grupo de Estudos em Patologias de Animais de Companhia (GEPAC): Somos alunos de graduação e Pós-Graduação em Veterinária, juntamente com professores de Patologia, buscamos estudar, conhecer e trocas idéias princiapalmente na área oncológica e dermatológica de pequenos animais. Contamos com seus comentários e participação em nosso estudo...
Este Blog tem o objetivo de registrar a nossa rotina como patologista e academicos voltados para esta área, ilustrando os casos de necropsia e biopsias mais interessantes do nosso dia a dia. Temos como enfoque principal os neoplasmas e lesões cutâneas de animais de companhia.
Para quem sabe auxiliar outros estudantes, professores e clinicos como fonte de informação...
Sejam bem vindos!!!

CRONOGRAMA DE AULAS DE PATOLOGIA ESPECIAL 2010 1

CARDIOVASCULAR AULA 1

CARDIOVASCULAR AULA 2

CARDIOVASCULAR AULA 3

AULA HEPÁTICO 03

AULA HEPÁTICO 2

AULA HEPÁTICO 01

Complexo Granuloma Eosinofílico

Corpos Estranhos

Acidose

Acidose
View more documents from UFPEL.

Febre Catarral Maligna

FCM
View more documents from UFPEL.

Fluorose

Fluorose
View more documents from UFPEL.

Intoxicação por Samambaia

Megaêsofago

Megaesofago
View more documents from UFPEL.

Espirocercose

Divulgação técnica sobre DVB - UFSM

DVB
View more documents from UFPEL.

Artigo sobre Febre Aftosa

Artigo sobre Lesões por Pistolos dosificadoras

Material coletado de outro professor sobre DVB

Patologia Sistema Digestório - Aula 4 2010 1

Patologia Sistema Digestório - Aula 1 - 2010 1

Patologia do Sistema Digestório - Aula 2 - 2010 1

Descrição Microscópica de Lesões

DESCRIÇÕES MACROSCÓPICAS DAS LESÕES "GEPAC 04-11-09"

Descrição Macroscópica de Lesões 1

ATENÇÃO PESSOAL GEPAC!!! MATERIAL!!!!!!!!!!!

DESCRIÇÃO LESÕES MACROSCÓPICAS "GEPAC"

Apresentação da acadêmica Júlia Kaiser sobre o ENAPAVE

PREMIAÇÃO DO OSCAR ATMV/2009-2

Dissertação de Mestrado da Melissa Spader

Dissertação de Mestrado de Matheus F. Silveira

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

DIA DO VETERINÁRIO

Hoje é o Dia do Veterinário, profissional que tomou por opção de vida proteger a natureza, protegendo os animais. Alguém algum dia disse, que Deus sempre contempla os atos ligados a criação. Se neste momentoestivessemos mordendo uma fruta madura, uma maçã, um pêssego. Quanta doçura, quanto sabor; Que sensação agradável. que aroma indiscritível de prazer, é saborearum fruto maduro. quem dialoga com a Natureza, conversa com Deus. Sem dúvida é uma recompensa dada ao homem por ter tido, um dia, a idéia de semear uma árvore frutífera. Reflita: quantas noites de frio. Quantos dias de sol. Quantas horas de chuva, vento, orvalho. foi necessário a interferÊncia de uma abelha ou de um beija-flor na delicada polinização para afinal te proporcionar estes segundos de tanto prazer e satisfação. Pois é exatamente assim que o Veterinário convive com a natureza, acreditando na sua imortalidade. Adquirindo instintos porque vive com os instintos e entende os instintos, interpretando olhares, porque sabe que, para cada olhar emitido por um animal há uma mensagem, uma súplica, uma dor, um sofrimento ou um desejo.
Os animais não falam. Os animais "dizem" pelo seu comportamento, pela sua docilidade ou agressividade, pela sua expressão corporal, pela sua postua, pelo posicionamento de suas orelhas, pelo seu sorisso, pelo seu afago, pelo seu silêncio...
Os animais não conversam a linguagem do homem, todavia diálogos demorados, e responsáveis podem ter com o seu médico veterinário.
-Na fazenda uma vaca gestante claudica do membro posterior esquerdo. Você não sabe; mas o veterinário vê seu sofrimento, talvez devido a morte fetal na intimidade do útero.
-O cavalo emite ruídos de forte dor, senta-se na relva como se fosse um cão. Você não sabe; mas o veterinário entende que ocorreu uma provável torção intestinal, e logo passa ao socorro.
A fÊmea canina, de grande porte é agressiva; seu parto está difícil. Aproximar-se dela seria uma temeridade, mas ela entende que a presença do médico veterinário, com carinho, amor, coragem e competencia é a sua salvação; Seu comportamento modifica-se, e nesta hora, coopera com o profissional.
Ser veterinário é estar pela manhã no brete em convivio com os animais. No campo vacinando sobretudo ensinando, com palavras simples as pessoas humildes e por conseguinte com humildade. É estar a tarde, em seu consultório ou em sua clínica, atendendo a todos a que o procuram, sem discriminação desde de um simples passáro ou cão, até aos animais de grande valor zootecnico e economico. É estar a noite no seu clube de serviço, ordem mística, religiosa ou visitando amigos.
Ser veterinário é permanecer dentro da madrugada, inspecionando a carne, o leite, o peixe ou os ovos que serão consumidos no dia seguinte.
Aos jovens acadêmicos de veterinária, eu felicito, certamente Deus estava presente na hora da sua decisão profissional, estude, estude muito, porque seu material de trabalho no futuroé por demais valioso e delicado.
Aos veterinários ativos, comemorem seu dia, analizando o momento políticonacional, e posicione-se como o "Diamante", que mesmo na lama ou no lodo não perde seu brilho, sua luz, sua energia. E quando novamente este país sair do caos, estarás mais forte para seguir sem tropeços na tua nobre missão.
Aos veterinários idosos, não pare jamais na caminhada. Tens muito ainda a oferecer, porque até agora tivestes o privilégiode conversar com Deus, porque convivestes e convives muito próximo a essência da própria vida.
Dr. Daiser Paulo Sampaio
Médico Veterinário e prof. Faculdade Veterinária Pelotas
"Essa mensagem me foi deixada por um Mestre, que foi meu orientador e de onde estiver sempre estará zelando pela a profissão da qual se orgulhava Médico Veterinário"
Josiane Bonel-Raposo

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

NOSSO GRUPO/PARCEIRA


Professora Cristina Gevehr Fernandes:
Amor e dedicação a Patologia,
são qualidades que não pode deixar de se comentar,
além é claro do Amor Incondicional a sua família...